Blog
Fique por dentro do que acontece na Atena

Atena promove bate-papo sobre câncer de próstata

Novembro Azul

A Atena Incorporações realizou, nesta segunda-feira (07), um encontro exclusivo para seus funcionários homens no espaço gourmet de sua sede administrativa. A incorporadora aderiu a campanha Novembro Azul e convidou a médica urologista Virgínia Müller a palestrar sobre câncer de próstata. A médica promoveu descontraído bate-papo e esclareceu dúvidas dos participantes.

Segundo a especialista, o câncer de próstata é responsável por 60.000 novos casos por ano e 13.000 óbitos por ano. A doença é a segunda maior causa de morte no homem, entretanto, apresenta 90% de chance de cura, especialmente quando detectada precocemente.

Virgínia destacou que o câncer de próstata é assintomático, porém, em estágios mais avançados os pacientes possuem dificuldade para urinar, chegando até a sangramento urinário e dor óssea. 

A médica orientou que a prevenção à doença deve iniciar a partir dos 45 anos para os homens da raça negra e em casos com propensão genética. Nos demais a recomendação é a partir dos 50 anos. 

Uma vez por ano, os homens precisam consultar médico urologista para avaliação da próstata, que se dá de duas formas: por meio de exame de sangue para medir os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico – substância produzida pelas células da glândula prostática, que em casos normais deve chegar a 2.5) e a partir do exame de toque. “Somente o PSA não é o bastante. Com a combinação dos dois é que temos um diagnóstico de 95% da doença. Diferentemente do que as pessoas pensam, o exame de toque é indolor e leva menos que um minuto”, explicou.

Virgínia recomendou hábitos saudáveis como forma de prevenção. “A ingestão de gordura animal é um dos principais fatores que desencadeiam o câncer de próstata. Por esse motivo o Rio Grande do Sul é o Estado com maior incidência da doença”, concluiu a especialista.